Agora pouco tive o privilégio de observar uma cena maravilhosa, vendo meu sobrinho Lucas de 3 anos, conversar, brincar e interagir com o Papai Noel (do site da Bauducco: www.bauducco.com.br, que por sinal está maravilhoso esse ano) Ele falava como se realmente aquele Papai Noel estivesse ouvindo. Claro, desse jeito é muito fácil encantar uma criança!!!
Mas como professora, venho aqui mais uma vez contar e compartilhar uma experiência muito bacana, detalhe, que passa longe de joguinhos, computador, televisão ou qualquer outra tecnologia voltada aos pequenos.
Esse ano, confeccionei com minha turma de alunos (4 anos) uma família de bonecos para brincar com a turma e interagir com as descobertas e aprendizagens que fomos tendo no decorrer do ano (mascotes da turma). Utilizamos somente sucata e demais resíduos recicláveis, tintas e outros materiais pertinentes. Com muita imaginação, estímulo e muita criatividade, criaram uma divertida família! Essa família a cada mês, semana ou bimestre, ia ganhando (por meio da confecção com sucatas) uma parte da casa... começamos pelo banheiro, depois lavanderia, cozinha, sala, quartos e até quintal. A cada parte que íamos construindo, trabalhamos assunto pertinentes, como saúde e e hiegiene, alimentação, meios de comunicação e assim por diante!
A família de bonecos, que foi carinhosamente batizada de "Família da Rosa", visitou a casa de todos os alunos da turma, trazendo muitas novidades, recados, informações e muita alegria para a turma.
No final do ano, a casa ficou completa!! A alegria, o encantamento das crianças por esse trabalho foram notórios... o prazer em observar, brincar, criar hipóteses, historinhas e diversas situações cresce a cada dia! As crianças ficaram tão encantadas com esse processo de criar e inventar que tivemos ao longo do ano... bem mais que meu querido Lucas conversando pelo computador com o Papai Noel... Vamos pensar e repensar nossas idéias, maneiras de cativar e emocionar as crianças... Encantá-las é bem mais simples!!
Boa semana!