Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Vamos comemorar?!?






Não há nada mais gostoso e divertido do que comemorar!! Em se tratando de crianças, todos os dias deveriam ser comemorados... aniversários, dia das mães, dos pais, das crianças, dia em que conseguiu escrever o nome pela primeira vez, dia que conseguiu se balançar pela primeira vez, dia que aprendeu a ler, dia que entrou na escola, dia que saiu da escola, dia do brinquedo, dia que comeu tudo na hora do almoço ou da janta... dia que se comportou muito bem!!! Se fossemos conduzidos pela maneira de viver das crianças deveríamos comemorar cada dia, cada manhã ou tarde de sol, de chuva... mas infelizmente ao crescermos essas coisas passam a ser tão normais que acabamos deixando as comemorações para dias e datas muito especiais! Além de parecer bobagem, não temos tempo para observar e se encantar com nossas conquistas e crescimentos diários...
Neste final de semestre, combinei com minha turma de crianças de 4 anos, uma maneira especial de comemorar o nosso crescimento... principalmente no que dizia respeito ao nosso comportamento perante o grupo, nossas relações, atitudes e maneiras de agir entre os amigos e todos da escola.... é claro que tivemos os "Combinados da turma", as regrinhas para a boa convivência, mas ao final do ano eles apesar de saberem todos os combinados, ainda agiam de maneira diferente ao que conversávamos diariamente... e então tive uma idéia: tirar da sala o quadro de compromissos da turma!! Eles é claro, adoraram... não só por não ter mais regras escritas na sala, mas porque na verdade já sabiam tudo o que estava escrito ali!
Então combinamos que o comportamento de cada um seria medido de acordo com o tamanho deles.... eles iriam crescer não só em tamanho, mas em comportamento, em atitudes, em valores e por isso, simbologicamente, preeencheriam quadradinhos em branco (pintando, desenhando ou colando)  a cada dia de bom comportamento e boas atitudes  para si e para todos da escola!!! Essa idéia iluminada pelo livro "A linguagem do Afeto" de Celso Antunes, foi um sucesso!! Mas a atividade não parou por aí... cada criança que conseguisse preencher todos os quadradinhos até a sua altura ( medimos cada um também), teria direito a uma comemoração... teria um momento da tarde para comemorar com os amigos a sua conquista e cada um pode escolher como queriam comemorar... tivemos cinema com pipoca (na escola mesmo), brigadeiro com estrelinha mágica feito em sala, brinquedo no dia que não era do brinquedo, pirulito, piquenique, mais tempo no parque, e várias outras atividades que marcaram o dia de cada criança, o dia em que cresceram não só em tamanho, mas em comportamento, valores e atitudes perante o grupo!! E o final desse ano está sendo de muitas comemorações...
Fica aí uma dica pra lá de animada e divertida... e confesso, vale a pena experimentar e comemorar!!!
Beijos

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Equilíbrio


Observando essa foto lembrei de alguns pontos que discutimos quase que diariamente, não só com os alunos, mas na mídia, na maioria dos estabelecimentos (infelizmente ainda tem uma parte que não parece estar preocupada), nos lugares que estamos no dia a dia, hoje em dia. Nossas crianças estão crescendo ouvindo falar na recuperação do meio ambiente, cuidados com a fauna e a flora, separação do lixo, reciclagem, aquecimento global, poluição... já sabem decor o que podem e não podem fazer para não prejudicar ainda mais a natureza... mas o que preocupa são os adultos, os homens responsáveis pelo aqui e agora, que não parecem estar de fato comprometidos com a melhoria do bem estar de todos... é claro que trabalhar todas esses fatores com as crianças desde a menor idade é de fundamental importância, porém me parece que só elas estão levando a sério. Quantos adultos fingem não ter percebido o lixo que jogam no chão? Quantas pessoas após fazerem aqueles lanches de shopping, jogam aquela quantidade de embalagens com restos de "comida" e o pior, ignorando o que dizem as lixeiras "orgânico" e "reciclável". Quantos pais e responsáveis são adeptos do "faça o que eu digo e não faça o que eu faço?" Quantos adultos compram milhares de bugigangas de 1,99 , muitas vezes nem úteis são, ou  que em um dia após alguns manuseios das crianças o destino é o lixo... Quantos pais fumam na frente de seus filhos e cobram com rigidez hábitos saudáveis dos mesmos?
Esse ano, durante uma oficina pedagógica com professoras de Educação Infantil da Prefeitura de Curitiba,  na área de Relações Sociais e Naturais, discutimos esses e vários outros hábitos que deveriam começar pelos adultos, para então virar hábito nas crianças... fizemos uma dinâmica e na sequência realizamos esta atividade da foto, onde cada professora caracterizou o seu bonequinho e simbologicamente se comprometeu com uma atitude para o bem de si e de todos. A conclusão é que somente as crianças pensam em um mundo melhor, mais saudável e equilibrado... enquanto a maioria dos adultos precisam antes encontrar o equilíbrio dos seus hábitos, atitudes, comportamentos na sociedade... infelizmente uma coisa leva a outra, mas será que quando nossas crianças crescerem poderemos esperar um mundo mais equilibrado ou serão desestimuladas no decorrer de suas vidas com tantos "exemplos" deixados pelos adultos de agora?
Será que um mundo assim feliz, unido,saudável  e equilibrado só continuaremos vendo nos desenhos das crianças?
Boa semana