Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Uma idéia







É, parece que só vou conseguir postar aqui no fim de semana... mas por enquanto já está de bom tamanho!!
Bom, dessa vez compartilho com vocês uma idéia bacana, prática e quem tem um efeito muito bonito... No dia dos pais desse ano, confeccionei com as crianças uma telinha para o papai... primeiro fizemos como tarefa de casa uma entrevista com o papai, para sabermos mais a respeito de seus gostos e preferências... Depois de compartilharmos as entrevistas em sala, pensamos em um presente que representasse as preferências de cada pai da turma. Então, levei para sala quadrados de papel paraná... as crianças escolheram a cor para fazer o fundo, em seguida, carimbaram as mãozinhas também de acordo com as suas preferências de cores... depois de seco, ajudaram a colar figuras que representasse o que os papais gostavam: esporte, televisão, brincadeira com os filhos, passeios, entre outros! Para finalizar, colamos uma foto da criança, como assinatura da tela!! Ah, para que os pais pudessem pendurar, foram feito dois ganchinhos de fita e colado  atrás das telas... A divisão do quadrado foi feita com fita adesiva colorida! As crianças se divertiram muito fazendo e todos adoraram o resultado, principalmente os pais!!
Resolvi postar esse trabalho pois penso que pode ser adaptado para várias ocasiões, além do dia dos pais, das mães...até mesmo como produção do perfil de cada criança, expressando suas preferências, diferenças... e fica uma lembrança  personalizada e com o trabalho principal realizado pelas crianças!! Com os maiores é claro que podemos utilizar a escrita da própria criança para concluir o trabalho.
Espero que com essa dica, novas idéias surjam por aí...
Bom fim de semana e até mais!

domingo, 17 de outubro de 2010

Significar!



Dia desses minha turma de crianças de 3 e 4 anos, foram desafiadas a pintar uma caixa, a qual depois de pronta viraria uma urna e faria parte de uma exposição na escola sobre os sentidos. Como sempre, as crianças nessa fase adoram desafios e se animaram com a idéia... E como prezamos pelo desenvolvimento da autonomia diariamente, eles deveriam escolher uma cor... essa cor poderia ou não representar o olfato, difícil não? Então, como já sabíamos um pouquinho sobre os outros sentidos, lembramos que as cores vermelha e amarela são geralmente utilizadas em lanchonetes, restaurantes... pois despertam a nossa fome, ficamos estimulados a usar o paladar... mas que cor escolheríamos para lembrar cheiros, aromas e perfumes? Que cor despertaria o desejo de sentir, cheirar ou lembrar de perfumes agradáveis?
Uma das crianças falou que sentíamos o cheiro pelo ar, "o ar leva o cheiro do perfume até nós..." as outras concordaram... uma outra disse ainda : "Vamos pintar de branco porque é a cor do ar!" E aí foram questionadas, mas vocês vêem o ar branco? "Não, ele não tem cor" disse outra... " é ele é invísível..." Ah é mesmo... e que cor podemos utilizar então para representar o olfato, que sente o perfume, o cheiro bom e o ruim, os aromas agradáveis... no ar? "Vamos pintar de azul!" falou outra criança... porque azul?" Porque azul é a cor do céu... lá tem ar! (Deve ter lembrado de alguma música que fala dos aviões que voam pelos ares ou animais aéreos talvéz...) Ao pegar a tinta azul, perguntei se aquela cor representava a cor do céu, e eles rapidamente disseram que não, era azul escuro e eles queriam usar o azul claro, que é a cor do céu de dia.... Mas puxa vida, quanta discussão para pintar uma caixa!! Poderia pensar alguém de fora ao acompanhar essa aula.. Mas para os pequenos cada atividade, brincadeira, material  ou brinquedo é coisa muito séria!!! Então mais uma vez foram questionados em como transformar aquele azul escuro em azul claro... e aí, rapidamente disseram: "Pega o branco!!" Sim, lembraram de como descobriram a cor rosa, misturando o vermelho com branco... e aí numa gostosa mistura de cores, experiências, saberes e desejos encontramos o azul claro!!
Nessa tarde as crianças concluíram que sentimos cheiro pelo olfato, que é o sentido do nariz, que sente os cheiros, aromas e perfumes pelo ar... que lembra o céu, que o lugar que a gente não anda, que fica acima da gente e que tem a cor azul claro nos dias de sol... E o principal, que quando conseguimos sensibilizar e dar significados tornamos  nossas tarefas e desafios diários em momentos divertidos,especiais e de muita aprendizagem!!
Boa semana!!

sábado, 16 de outubro de 2010

Começando!




Já faz certo tempo tempo que venho pensando na idéia de compartilhar ainda mais minhas experiências, idéias e trabalhos que venho acumulando ao longo desses 12 anos de trabalho com a Educação Infantil... durante esse tempo aprendi, ensinei, compartilhei e vivi momentos marcantes com as crianças, colegas de trabalho e de profissão. A partir de hoje, passo a compartilhar, trocar ou apenas bater um bom papo com quem quiser  refletir sobre  os desafios diários em sala de aula, sugestões, indicações, novas e antigas idéias de trabalhos na Educação Infantil.
Até logo...