Total de visualizações de página

domingo, 19 de dezembro de 2010

Feliz Natal!!






















Mais um ano chega ao fim!! Mas antes dele ir embora...o Natal... data tão especial e tão mágica para as crianças...
Trabalhar essa data na Educação Infantil nos permite mexer com imaginário e o real. Imaginário porque todos ficam fascinados com as possibilidades de pedidos e desejos de Natal, mas também real, ao permitirmos que as crianças tenham contato com a verdadeira história e o verdadeiro significado deste dia. É preciso saber dosar... fantasiar, criar expectativas e esperanças, mas também situar os pequenos,ensinar-lhes que nesta época precisamos acalmar nossos corações, estarmos atentos as necessidades do próximo e  também de nós mesmos, porque não?!?! ELE nos quer felizes sim, mas quer que compartilhamos a nossa felicidade com o outro, pois é  assim que a felicidade contagia, reanima sonhos, desejos e esperanças de dias melhores...
As fotos acima são da lembrancinha de Natal que preparei para os meus alunos neste fim de ano...A idéia é de conhecimento de todos, mas o que manda é a criatividade, não é mesmo... e a intensão, neste caso (além de presentear)  foi a de  reaproveitar os resíduos produzidos por nós durante o ano...
Aproveito para desejar UM FELIZ NATAL e que 2011 venha com muitas alegrias, felicidades e aprendizagens para todos!

domingo, 5 de dezembro de 2010

Encantar



Como é fácil e fascinante encantar uma criança!
Agora pouco tive o privilégio de observar uma cena maravilhosa, vendo meu sobrinho Lucas de 3 anos, conversar, brincar e interagir com o Papai Noel (do site da Bauducco: www.bauducco.com.br, que por sinal está maravilhoso esse ano) Ele falava como se realmente aquele Papai Noel estivesse ouvindo. Claro, desse jeito é muito fácil encantar uma criança!!! 
Mas como professora, venho aqui mais uma vez contar e compartilhar uma experiência muito bacana, detalhe, que passa longe de joguinhos, computador, televisão ou qualquer outra tecnologia voltada aos pequenos.
Esse ano, confeccionei com minha turma de alunos (4 anos) uma família de bonecos para brincar com a turma e interagir com as descobertas e aprendizagens que fomos tendo no decorrer do ano (mascotes da turma). Utilizamos somente sucata e demais resíduos recicláveis, tintas e outros materiais pertinentes. Com muita imaginação, estímulo e muita criatividade, criaram uma divertida família! Essa família a cada mês, semana ou bimestre, ia ganhando (por meio da confecção com sucatas) uma parte da casa... começamos pelo banheiro, depois lavanderia, cozinha, sala, quartos e até quintal. A cada parte que íamos construindo, trabalhamos assunto pertinentes, como saúde e e hiegiene, alimentação, meios de comunicação e assim por diante!
A família de bonecos, que foi carinhosamente batizada de "Família da Rosa", visitou a casa de todos os alunos da turma, trazendo muitas novidades, recados, informações e muita alegria para a turma.
No final do ano, a casa ficou completa!! A alegria, o encantamento das crianças por esse trabalho foram notórios... o prazer  em observar, brincar, criar hipóteses, historinhas e diversas situações cresce a cada dia! As crianças ficaram tão encantadas com esse processo de criar e inventar que tivemos ao longo do ano... bem mais que meu querido Lucas conversando pelo computador com o Papai Noel... Vamos pensar e repensar nossas idéias, maneiras de cativar e emocionar as crianças... Encantá-las é bem mais simples!!
Boa semana!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Vamos comemorar?!?






Não há nada mais gostoso e divertido do que comemorar!! Em se tratando de crianças, todos os dias deveriam ser comemorados... aniversários, dia das mães, dos pais, das crianças, dia em que conseguiu escrever o nome pela primeira vez, dia que conseguiu se balançar pela primeira vez, dia que aprendeu a ler, dia que entrou na escola, dia que saiu da escola, dia do brinquedo, dia que comeu tudo na hora do almoço ou da janta... dia que se comportou muito bem!!! Se fossemos conduzidos pela maneira de viver das crianças deveríamos comemorar cada dia, cada manhã ou tarde de sol, de chuva... mas infelizmente ao crescermos essas coisas passam a ser tão normais que acabamos deixando as comemorações para dias e datas muito especiais! Além de parecer bobagem, não temos tempo para observar e se encantar com nossas conquistas e crescimentos diários...
Neste final de semestre, combinei com minha turma de crianças de 4 anos, uma maneira especial de comemorar o nosso crescimento... principalmente no que dizia respeito ao nosso comportamento perante o grupo, nossas relações, atitudes e maneiras de agir entre os amigos e todos da escola.... é claro que tivemos os "Combinados da turma", as regrinhas para a boa convivência, mas ao final do ano eles apesar de saberem todos os combinados, ainda agiam de maneira diferente ao que conversávamos diariamente... e então tive uma idéia: tirar da sala o quadro de compromissos da turma!! Eles é claro, adoraram... não só por não ter mais regras escritas na sala, mas porque na verdade já sabiam tudo o que estava escrito ali!
Então combinamos que o comportamento de cada um seria medido de acordo com o tamanho deles.... eles iriam crescer não só em tamanho, mas em comportamento, em atitudes, em valores e por isso, simbologicamente, preeencheriam quadradinhos em branco (pintando, desenhando ou colando)  a cada dia de bom comportamento e boas atitudes  para si e para todos da escola!!! Essa idéia iluminada pelo livro "A linguagem do Afeto" de Celso Antunes, foi um sucesso!! Mas a atividade não parou por aí... cada criança que conseguisse preencher todos os quadradinhos até a sua altura ( medimos cada um também), teria direito a uma comemoração... teria um momento da tarde para comemorar com os amigos a sua conquista e cada um pode escolher como queriam comemorar... tivemos cinema com pipoca (na escola mesmo), brigadeiro com estrelinha mágica feito em sala, brinquedo no dia que não era do brinquedo, pirulito, piquenique, mais tempo no parque, e várias outras atividades que marcaram o dia de cada criança, o dia em que cresceram não só em tamanho, mas em comportamento, valores e atitudes perante o grupo!! E o final desse ano está sendo de muitas comemorações...
Fica aí uma dica pra lá de animada e divertida... e confesso, vale a pena experimentar e comemorar!!!
Beijos

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Equilíbrio


Observando essa foto lembrei de alguns pontos que discutimos quase que diariamente, não só com os alunos, mas na mídia, na maioria dos estabelecimentos (infelizmente ainda tem uma parte que não parece estar preocupada), nos lugares que estamos no dia a dia, hoje em dia. Nossas crianças estão crescendo ouvindo falar na recuperação do meio ambiente, cuidados com a fauna e a flora, separação do lixo, reciclagem, aquecimento global, poluição... já sabem decor o que podem e não podem fazer para não prejudicar ainda mais a natureza... mas o que preocupa são os adultos, os homens responsáveis pelo aqui e agora, que não parecem estar de fato comprometidos com a melhoria do bem estar de todos... é claro que trabalhar todas esses fatores com as crianças desde a menor idade é de fundamental importância, porém me parece que só elas estão levando a sério. Quantos adultos fingem não ter percebido o lixo que jogam no chão? Quantas pessoas após fazerem aqueles lanches de shopping, jogam aquela quantidade de embalagens com restos de "comida" e o pior, ignorando o que dizem as lixeiras "orgânico" e "reciclável". Quantos pais e responsáveis são adeptos do "faça o que eu digo e não faça o que eu faço?" Quantos adultos compram milhares de bugigangas de 1,99 , muitas vezes nem úteis são, ou  que em um dia após alguns manuseios das crianças o destino é o lixo... Quantos pais fumam na frente de seus filhos e cobram com rigidez hábitos saudáveis dos mesmos?
Esse ano, durante uma oficina pedagógica com professoras de Educação Infantil da Prefeitura de Curitiba,  na área de Relações Sociais e Naturais, discutimos esses e vários outros hábitos que deveriam começar pelos adultos, para então virar hábito nas crianças... fizemos uma dinâmica e na sequência realizamos esta atividade da foto, onde cada professora caracterizou o seu bonequinho e simbologicamente se comprometeu com uma atitude para o bem de si e de todos. A conclusão é que somente as crianças pensam em um mundo melhor, mais saudável e equilibrado... enquanto a maioria dos adultos precisam antes encontrar o equilíbrio dos seus hábitos, atitudes, comportamentos na sociedade... infelizmente uma coisa leva a outra, mas será que quando nossas crianças crescerem poderemos esperar um mundo mais equilibrado ou serão desestimuladas no decorrer de suas vidas com tantos "exemplos" deixados pelos adultos de agora?
Será que um mundo assim feliz, unido,saudável  e equilibrado só continuaremos vendo nos desenhos das crianças?
Boa semana

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Uma idéia







É, parece que só vou conseguir postar aqui no fim de semana... mas por enquanto já está de bom tamanho!!
Bom, dessa vez compartilho com vocês uma idéia bacana, prática e quem tem um efeito muito bonito... No dia dos pais desse ano, confeccionei com as crianças uma telinha para o papai... primeiro fizemos como tarefa de casa uma entrevista com o papai, para sabermos mais a respeito de seus gostos e preferências... Depois de compartilharmos as entrevistas em sala, pensamos em um presente que representasse as preferências de cada pai da turma. Então, levei para sala quadrados de papel paraná... as crianças escolheram a cor para fazer o fundo, em seguida, carimbaram as mãozinhas também de acordo com as suas preferências de cores... depois de seco, ajudaram a colar figuras que representasse o que os papais gostavam: esporte, televisão, brincadeira com os filhos, passeios, entre outros! Para finalizar, colamos uma foto da criança, como assinatura da tela!! Ah, para que os pais pudessem pendurar, foram feito dois ganchinhos de fita e colado  atrás das telas... A divisão do quadrado foi feita com fita adesiva colorida! As crianças se divertiram muito fazendo e todos adoraram o resultado, principalmente os pais!!
Resolvi postar esse trabalho pois penso que pode ser adaptado para várias ocasiões, além do dia dos pais, das mães...até mesmo como produção do perfil de cada criança, expressando suas preferências, diferenças... e fica uma lembrança  personalizada e com o trabalho principal realizado pelas crianças!! Com os maiores é claro que podemos utilizar a escrita da própria criança para concluir o trabalho.
Espero que com essa dica, novas idéias surjam por aí...
Bom fim de semana e até mais!

domingo, 17 de outubro de 2010

Significar!



Dia desses minha turma de crianças de 3 e 4 anos, foram desafiadas a pintar uma caixa, a qual depois de pronta viraria uma urna e faria parte de uma exposição na escola sobre os sentidos. Como sempre, as crianças nessa fase adoram desafios e se animaram com a idéia... E como prezamos pelo desenvolvimento da autonomia diariamente, eles deveriam escolher uma cor... essa cor poderia ou não representar o olfato, difícil não? Então, como já sabíamos um pouquinho sobre os outros sentidos, lembramos que as cores vermelha e amarela são geralmente utilizadas em lanchonetes, restaurantes... pois despertam a nossa fome, ficamos estimulados a usar o paladar... mas que cor escolheríamos para lembrar cheiros, aromas e perfumes? Que cor despertaria o desejo de sentir, cheirar ou lembrar de perfumes agradáveis?
Uma das crianças falou que sentíamos o cheiro pelo ar, "o ar leva o cheiro do perfume até nós..." as outras concordaram... uma outra disse ainda : "Vamos pintar de branco porque é a cor do ar!" E aí foram questionadas, mas vocês vêem o ar branco? "Não, ele não tem cor" disse outra... " é ele é invísível..." Ah é mesmo... e que cor podemos utilizar então para representar o olfato, que sente o perfume, o cheiro bom e o ruim, os aromas agradáveis... no ar? "Vamos pintar de azul!" falou outra criança... porque azul?" Porque azul é a cor do céu... lá tem ar! (Deve ter lembrado de alguma música que fala dos aviões que voam pelos ares ou animais aéreos talvéz...) Ao pegar a tinta azul, perguntei se aquela cor representava a cor do céu, e eles rapidamente disseram que não, era azul escuro e eles queriam usar o azul claro, que é a cor do céu de dia.... Mas puxa vida, quanta discussão para pintar uma caixa!! Poderia pensar alguém de fora ao acompanhar essa aula.. Mas para os pequenos cada atividade, brincadeira, material  ou brinquedo é coisa muito séria!!! Então mais uma vez foram questionados em como transformar aquele azul escuro em azul claro... e aí, rapidamente disseram: "Pega o branco!!" Sim, lembraram de como descobriram a cor rosa, misturando o vermelho com branco... e aí numa gostosa mistura de cores, experiências, saberes e desejos encontramos o azul claro!!
Nessa tarde as crianças concluíram que sentimos cheiro pelo olfato, que é o sentido do nariz, que sente os cheiros, aromas e perfumes pelo ar... que lembra o céu, que o lugar que a gente não anda, que fica acima da gente e que tem a cor azul claro nos dias de sol... E o principal, que quando conseguimos sensibilizar e dar significados tornamos  nossas tarefas e desafios diários em momentos divertidos,especiais e de muita aprendizagem!!
Boa semana!!

sábado, 16 de outubro de 2010

Começando!




Já faz certo tempo tempo que venho pensando na idéia de compartilhar ainda mais minhas experiências, idéias e trabalhos que venho acumulando ao longo desses 12 anos de trabalho com a Educação Infantil... durante esse tempo aprendi, ensinei, compartilhei e vivi momentos marcantes com as crianças, colegas de trabalho e de profissão. A partir de hoje, passo a compartilhar, trocar ou apenas bater um bom papo com quem quiser  refletir sobre  os desafios diários em sala de aula, sugestões, indicações, novas e antigas idéias de trabalhos na Educação Infantil.
Até logo...